SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ)
A documentação do SGQ está organizada de acordo com os seguintes níveis hierárquicos:
Nível 1 - Manuais
Nível 2 - Procedimentos, instruções de trabalho e modelos de Processos
A documentação do SGQ está organizada de acordo com os seguintes níveis hierárquicos:
Nível 1 - Manuais
Nível 2 - Procedimentos, instruções de trabalho e modelos de Processos
Este manual apresenta o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da ESTG.
Este manual apresenta a estrutura organizacional da ESTG, detalhando as principais funções e responsabilidades dos órgãos de gestão, centros de investigação, gabinete e serviços, diretores de departamentos, diretores de curso e docentes.
Este manual apresenta orientações sobre alguns menus da Área Pessoal e Atividade Letiva, disponíveis no Domus.
Este processo inclui o modo de proceder para: (1) elaboração do Plano e do Relatório de Atividades; (2) elaboração do Orçamento Anual; (3) revisão do Sistema de Gestão da Qualidade; (4) avaliação dos protocolos de colaboração.
Este processo inclui o modo de proceder para: (1) Conceção de Cursos; (2) Revisão de Cursos; (3) Suspensão e Extinção de Cursos/Cancelamento do Registo; (4) Conceção de Eventos (palestra, workshop ou outro) e Cursos Não Conferentes de Grau (curso breve ou pós-graduação).
Este processo inclui o modo de proceder para: (1) elaboração da distribuição de serviço; (2) aprovação/alteração dos horários; (3) criação/aprovação das fichas das unidades curriculares; (4) planeamento das unidades curriculares; (5) requisição de material de economato; (6) gestão dos laboratórios. Atividades de enriquecimento curricular como aulas abertas, seminários e visitas de estudo são descritas também na instrução de trabalho associada a este processo.
Este processo inclui o modo de proceder para: (1) desenvolvimento da atividade letiva (moodle, registo de sumários, registo de presenças, substituições de aulas, trocas de aulas entre docentes, reservas de salas); (2) funcionamento das unidades curriculares não sujeitas a exame final; (3) avaliação contínua e por exame final.
Este processo inclui o modo de proceder para: (1) elaboração dos questionários pedagógicos; (2) avaliação semestral dos cursos; (3) elaboração dos relatórios de auto avaliação dos cursos; (4) avaliação externa dos cursos.
Este processo inclui o modo de proceder para: (1) apoio à investigação científica a docentes e estudantes; (2) prestação de serviços à comunidade.
Este processo inclui o modo de proceder para: (1) mobilidade ERASMUS de estudantes outgoing e incoming; (2) mobilidade de docentes/staff outgoing e incoming; (3) elaboração dos inquéritos de satisfação para com a mobilidade e relatório de atividades; (4) Duplas Titulações outgoing e incoming.
Este processo inclui o modo de proceder para: (1) aquisição de bens/serviços; (2) seleção, avaliação e classificação de fornecedores; (3) verificação dos bens adquiridos.
Este processo inclui o modo de proceder para: (1) tratamento de não conformidade; (2) tratamento de elogios, sugestões e reclamações; (3) definição, implementação e avaliação da eficácia de ações corretivas, de correção e de melhoria.
Este processo inclui o modo de proceder para: (1) admissão e acolhimento dos colaboradores; (2) formação dos colaboradores; (3) deslocações ao estrangeiro/país de colaboradores; (4) deslocações em veículo da ESTG ou do próprio; (5) pedido de acumulação de funções; (6) justificação de faltas dos colaboradores.
Este processo inclui o modo de proceder para: (1) instalação de equipamentos; (2) manutenção de infraestruturas, equipamentos informáticos e não informáticos e de espaços exteriores; (3) reparação de equipamentos; (4) climatização e limpeza; (5) solicitação de acesso ao parque de estacionamento; (6) medidas de autoproteção.
Este processo inclui o modo de proceder para: (1) controlo da documentação interna e externa; (2) controlo dos registos em papel; (3) gestão do suporte pedagógico e administrativo; (4) funcionamento da biblioteca; (5) atualização da informação do site.
Este processo inclui o modo de proceder para: (1) comunicação externa com as partes interessadas; (2) comunicação interna entre gabinetes/serviços/órgãos; (3) divulgação dos cursos; (4) realização do questionário aos estudantes 1º ano 1ª vez.
Este processo inclui o modo de proceder para: (1) colocação e matrículas pelo regime geral de acesso e ingresso no ensino superior; (2) candidaturas e matrículas pelos regimes de reingresso, mudança de curso e concursos especiais; (3) candidaturas e matrículas a mestrado; (4) renovação de inscrições; (5) colocação dos estudantes nas turmas; (6) inscrição em exames; (7) pedidos de certidões e diplomas; (8) pedidos de estatutos especiais; (9) pedido de reconhecimento/creditação de competências; (10) justificação de faltas de estudantes; (11) análise dos drop outs.